domingo, 31 de março de 2013

AULAS DE CATEQUESE


A CSDM- MISSÃO NATAL/RN vem informar sobre o início das aulas de catequese (PRIMEIRA EUCARISTIA E CRISMA) que acontecerão na casa de missão localizada na comunidade de Pirangi do Sul-Nísia Floresta/RN. A catequese é a parte principal do rito de iniciação cristã, em que a pessoa iniciada ouve o anúncio do Evangelho. Portanto, a catequese forma uma unidade no processo de iniciação a vida cristã. As aulas terão início a partir do dia 09/03 (catequese) e 16/03 (crisma) no horário das 09:00hs para as duas turmas.
Segundo o Documento de Aparecida (2007), “assumir essa iniciação cristã exige não só uma renovação de modalidade catequética da Paróquia... mas, desenvolver uma catequese que seja permanente, que continue o processo de amadurecimento da fé (cf.294), além de organizar novas formas que ajude o catequizando a valorizar o sentido da vida junto aos sacramentos, a participação na comunidade e o compromisso como cidadão, para que ele tenha a consciência de ser sal e fermento no mundo, com uma identidade cristã forte e segura (cf.286).



A catequese tem como objetivo desenvolver o processo de formação na fé e na vida sacramental dos alunos, preparando-os para a Primeira Eucaristia e Crisma. Será composta de encontros de experiência de partilha, solidariedade, alegria, celebração e oração. Irão ser apresentados importantes temas como: Jesus Cristo e seus ensinamentos (amor a Deus e aos irmãos), vida em comunidade (Igreja) e encontro com a Bíblia , Palavra de Deus. A primeira eucaristia é oferecida as crianças a partir dos 9 anos e tem a duração de um ano. Já para o crisma jovens a partir dos 14 anos e tem duração de dois anos. Lembramos que a participação dos pais é de especial importância.




Portanto, os pais são os primeiros responsáveis pela transmissão da fé aos seus filhos. Cabe a eles os primeiros passos na caminhada cristã em casa, e depois no encaminhamento para a catequese que é a educação da fé. E, à Igreja, cabe a responsabilidade de acolhê-los na iniciação cristã desde bem pequeninos; inseri-los numa catequese lúdica, orientando-os para a fé, o quanto antes, a partir do encontro com a pessoa de Jesus, Aquele que será o melhor amigo durante toda a vida, introduzindo-os na vida da comunidade e formando-os para uma vida cristã prática e atuante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário